A organização das prateleiras é um dos pontos de partidas para alavancar as vendas.
Espalhar produtos pela loja e pelas gôndolas sem pensar muito não é legal e vai prejudicar o seu negócio. Pensando nisso selecionamos algumas dicas úteis para organizar prateleiras.
- Área de maior visibilidade
A área mais nobre para a organização dos produtos é a parte central e superior das prateleiras, pois é a posição na qual está o campo de visão do cliente. Portanto, é a primeira parte que será percebida por ele. Se você quer vender mais e aumentar a sua lucratividade, faça proveito da parte central e superior para colocar os produtos de maior valor agregado.
- Onde colocar os produtos de maior giro
É nas prateleiras inferiores que os produtos de alto giro e com menor margem de lucro devem ser posicionados.
- Produtos para crianças
Procure posicionar esse tipo de produto no campo de visão da criança e em um local em que ela tenha alcance.
- Gôndola da direita
Geralmente, os clientes tendem a andar da direita para esquerda por conta do próprio fluxo de movimento. Isso faz com que os produtos de maior giro e com mais chances de venda devam ser posicionados nas gôndolas do lado direito do corredor.
- Acima da cabeça
Os produtos acima da linha de visão dos consumidores possuem menor visibilidade, e por isto você deve colocar produtos de menor interesse.
- Abaixo da cintura
O nível abaixo da cintura já não faz mais parte do campo de visão dos consumidores, por isso é interessante que você coloque os produtos mais baratos e que os consumidores sempre compram.
- Chão
O chão deve ser reservado somente para os produtos pesados.