Todos sabemos que a criatividade é coisa bem relativa. Afinal não há uma fórmula exata para sentar na frente de um computador, por exemplo, algo ainda não explorado, correto?
Em momentos de crise como o que vivemos, a criatividade pode ser um alvo ainda mais difícil a ser atingido. Como estamos passando mais tempo em casa, para alguns, também pode significar maior tempo ocioso, no qual não encaramos diariamente com novidades, sejam elas artísticas, experimentais ou até mesmo de cunho pessoal.
Por isso, hoje vamos propor uma questão a você: como ser criativo em momentos de crise?
Por que precisamos ser criativos em momentos de crise?
Não podemos negar: existe uma forte crise no Brasil, aliás, uma crise econômica mundial oriunda do espalhamento da COVID-19. Com isso, diversos empreendimentos estão fechando suas portas, inclusive aqueles que já continham um grande público e clientes.
No entanto, por outro lado, alguns empreendedores estão arranjando formas de reinventar seus negócios, utilizando, principalmente, ferramentas online que não necessitam do contato humano.
É nesse instante que a criatividade surge como grande protagonista. Estamos vendo diariamente vários estabelecimentos criando propostas de marketing geniais para que seus clientes consumam seus serviços de uma maneira diferente.
Quer um exemplo prático? O Mercado Livre é o maior e-commerce da América Latina. Apesar de toda a venda dos produtos serem online, a empresa trocou o seu logo para conscientizar as pessoas da importância do distanciamento social. Dito isso, vamos às dicas:
Saia da sua zona de conforto
Isso mesmo que você leu: “saia da sua zona de conforto agora mesmo!” Quando falamos para sair da zona de conforto, estamos nos referindo a tentar coisas que pareciam improváveis para você.
Por exemplo: você sempre gostou muito de rock, que tal tentar escutar um samba? Apesar dessa exemplificação parecer boba, quando nos deparamos com algo que está além do nosso campo de visão, somos expostos a novas ideias e concepções. O que pode ajudar (e muito) naquela criatividade que tanto falta no seu negócio.
Seja criativo em conjunto
Já ouviu o ditado “sozinho não se chega a lugar nenhum”? Pois ele é mais que verdadeiro! Então, se você possui um amigou ou até mesmo colega de trabalho que está na mesma sintonia com você, por quê não ser criativo em conjunto?
Além de trazer perspectivas diferentes, uma segunda pessoa pode somar as ideias que você já teve.
Anote todas as suas ideias
Por mais que uma ideia inicial pareça má construída, anote tudo para que nenhum esboço seja esquecido. Com o tempo, você pode lapidar até que essa ideia seja algo aplicável na sua empresa.
Não deixe de procurar inspirações
Existem vários conteúdos bacanas que podem ser acessados em distintos meios, principalmente pela internet. O mais legal é que uma grande maioria deles podem ser encontrados gratuitamente.
Por isso, busque por temas que você deseja se aprofundar melhor. Procure sempre pelas melhores referências e se inspire na hora de colocar a criatividade em prática. O seu público já espera algo surpreendente de você, diante disso, não o desaponte.
Fonte: https://www.livrobingo.com.br/como-ser-criativo-em-momentos-de-crise