Muitos empreendedores pensam em várias esferas do negócio antes de abrir o seu estabelecimento. Porém nem todos percebem a importância de ter uma boa comunicação interna e externa no negócio, a fim de simplificar os processos com os funcionários e de transparecer credibilidade para os clientes e fornecedores.
Uma das principais esferas da comunicação de um estabelecimento como um supermercado, por exemplo, é prezar pelo diálogo claro com os seus parceiros que entregam produtos. Com os acordos setados e abertura com os fornecedores, o seu negócio evita atrasos, envios incorretos entre outras questões.
Outro lado importante da comunicação interna é o bom diálogo com os funcionários. Eles precisam ter clareza sobre suas funções no trabalho e de que forma a empresa espera que eles as desempenhem. Em um supermercado, por exemplo, os colaboradores que cuidam do controle de mercadorias devem ser cuidadosos na conferência de produtos, enquanto os caixas devem ser cordiais e os repositores, solícitos.
Quanto mais clara e objetiva for a comunicação entre gestor >> parceiros >> funcionários, menos erros ou problemas diários acontecerão.