Para quem pensa que a recuperação de clientes inativos é complicada, apresentamos algumas ações focadas na reconstrução desse relacionamento.
Pesquise. É importante saber quais foram os motivos que levaram essas pessoas a deixar de comprar da sua empresa.
Entenda quem são os clientes inativos. É fundamental que você elabore um estudo do tempo médio que os clientes tendem a ficar sem consumir no seu estabelecimento. Assim você consegue entender quem são os indivíduos da base de dados que estão na categoria de inativos. Conhecer questões demográficas e comportamentais também ajudará a fazer essa análise.
Faça contato com os clientes inativos. Algumas pessoas têm maior receptividade por e-mail, enquanto outras preferem comunicação por SMS. Considere qual é o perfil desses indivíduos. O texto da mensagem deve conter linguagem simples. Ofereça algum tipo de vantagem como, por exemplo, um voucher de desconto.
Coloque em ação o marketing promocional. A distribuição de brindes pode funcionar positivamente quando o assunto é fidelizar ou reconquistar um cliente.
Atenda bem para atender sempre. Para manter os clientes ativos a longo prazo é fundamental entregar uma atendimento de qualidade. Dedique tempo e orçamento para oferecer melhor treinamento para os seus funcionários.