Dica número 1: faça boas compras! Um mix de produtos na medida certa para o seu negócio e um estoque saudável, sem excessos ou escasso ao extremo, começam bem antes, no momento da compra. A primeira atitude é saber negociar.
Em segundo lugar é importante conhecer o seu cliente. Você precisa entender os hábitos do seu cliente e o perfil de compra da região em que sua empresa está inserida. Se o cliente quer preço, busque marcas mais baratas, mas se ele for mais exigente, aposte na variedade e na qualidade do mix de produtos.
Na sequência vem a organização. Caso seu perfil não seja o de uma pessoa organizada e detalhista,vale treinar um funcionário ou contratar alguém que possa gerir o estoque. Esse controle fica mais fácil quando se tem um sistema de gestão.
Espaço sempre. Você pode ser a pessoa ou ter a equipe mais organizada desse mundo, mas se o espaço onde o estoque é feito não tiver qualidade, todo o trabalho pode ser jogado no lixo. Por falar em lixo, o depósito deve estar longe dele. Lembre-se de que o que está estocado é o seu dinheiro em forma de materiais ou produtos. Invista em um local iluminado, limpo, arejado.
Estabeleça relação segura com fornecedores parceiros. A relação com a carteira de fornecedores vai muito além da venda e compra de produtos. É preciso ter confiança no parceiro.
Separe um tempo para analisar o desempenho dos produtos diariamente. A checagem constante permite entender quais produtos têm melhor aceitação e em qual dia da semana são as melhores vendas.
Por fim, mas não menos importante, vem a decisão de remarcação de preços. É uma prática comum e importante para o varejo. Fazer o estoque girar, mesmo que com a margem menor,vale mais a pena do que cair na mesmice ou registrar perdas.