Quando um empreendedor monta o seu negócio, deve pensar na importância do estoque do produto que venderá. Quem acha que este departamento se trata simplesmente de um depósito de mercadorias, se engana. Todas as atividades do estabelecimento acabam sendo ligadas à estocagem.
No estoque do mercado é que estão armazenados todos os itens que serão necessários para a prestação de serviços ao consumidor. Qualquer venda ou troca dependerá dos produtos que estão guardados. Se o controle não for bem-feito, toda a transação fica comprometida e você acaba perdendo para a concorrência.
Controle do Estoque
O primeiro passo para manter o controle de estoque é documentar toda entrada e saída de produtos. Observar o fluxo da mercadoria faz com que seja mais fácil organizar as futuras compras de estoque.
Depois, é necessário entender a demanda de cada produto que você venderá. Não adianta ter no estoque grandes quantidades de produtos que têm pouca saída. Por outro lado, também não se pode deixar faltar os itens que seus consumidores mais buscam.
Portanto, a solução é conhecer o fluxo de consumo no seu supermercado para, então, fazer uma reposição de estoques adequada.
Por mais que alguns departamentos do seu supermercado pareçam independentes, todos eles estão interligados de alguma forma. Quando as informações estão descentralizadas, a comunicação entre os departamentos pode ficar lenta, deixando o controle de estoques sujeito a erros.
Quando se oferece um serviço de entrega de mercadorias, por exemplo, o estoque precisa ser notificado do que foi retirado pelo setor logístico para a entrega. Para garantir que a integração seja eficiente, é importante reunir todos os dados numa mesma plataforma.