O Carnaval está chegando e este é um dos eventos – se não o mais – importantes do ano. É o momento em que o Brasil para pela folia. Quem é empreendedor, já deve começar a pensar: Como posso utilizar a data a meu favor?
Em primeiro lugar, é imprescindível pensar com a cabeça do seu cliente, ou seja, do consumidor final. Se você é dono de um mercado, por exemplo, já deve pensar em qual elemento deve sair mais no período em questão. Exemplo: No Carnaval, com o feriado prolongado, a procura para carnes de churrasco, assim como bebidas alcoólicas pode aumentar consideravelmente. Por isso, minha prateleira deve ser posicionada de modo que seja atrativa para o meu consumidor nesta época. Preços e variedade contam muito no período, especialmente se a demanda é grande.
Outra maneira de atrair a atenção do consumidor é personalizar campanhas para o período. Por exemplo: No Carnaval, as pessoas consomem mais carnes e cervejas. Que tal, então, criar um kit com todos os produtos necessários?
Coloque seu estabelecimento no clima da data comemorativa
Normalmente, o cliente se sente mais acolhido quando percebe que o estabelecimento está de acordo sua sintonia. Por exemplo: Na Páscoa, ele quer entrar e ver chocolates, coelhos, pegadas no chão e promoções deliciosas. No Carnaval, é ideal decorar o ambiente com serpentinas e confetes, e deixar músicas animadas ao fundo.
Quando o consumidor se sente acolhido e animado no estabelecimento, acaba ficando propenso a comprar mais coisas. Portanto, pensar no visual do seu negócio é extremamente importante para conquistar o seu cliente.