Administrar um pequeno negócio é uma tarefa nada fácil, não é mesmo? Um dos grandes inimigos do pequeno empresário é a administração de contas. A maior parte dos empresários do setor vive de capital de giro e dívidas que nunca tem fim.
A palavra-chave para o sucesso do pequeno empreendedor é organização. As contas a pagar e receber, bem como dados de vendas, pagamento de fornecedores e funcionários não pode ficar em cadernetas ou folhas de caderno espalhadas por aí.
Crie arquivos, concentre as contas para pagar em no máximo duas datas no mês, não abuse do crédito na praça e principalmente, não misture finanças pessoais com empresarial.
Ter um contador de confiança, também é fundamental para a boa saúde dos negócios, ainda mais em época de declaração de imposto de renda, lembre-se que sonegar é um péssimo negócio, as consequências virão a longo prazo.
Se possível, digitalize toda a papelada, use a tecnologia a seu favor. Existem sistemas personalizados para cada setor.
E por último: eduque-se. Procure cursos online e presenciais que irão te ajudar a administrar melhor o seu negócio. O Sebrae, fornece cursos e palestras gratuitas para o microempreendedor, os quais abordam temas como planejamento, fluxo de caixa, administração pessoal, dentre outros. Acesse o site para procurar a unidade mais próxima de você.
Gostou da dica de hoje? Então fique ligado no blog Comercial Esperança, toda semana dicas novinhas para ajudar o seu negócio crescer.