O Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) conduziu uma pesquisa, que contou com a participação de quase cem empresas supermercadistas, que evidenciou que 57% dos supermercadistas apostam no aumento das vendas durante o verão, o que corresponde a um salto de 12 pontos percentuais em relação ao estudo anterior, quando a fatia dos mais otimistas foi de 45%. No grupo dos que esperam estabilidade nas vendas, este dado passou de 49% para 32%.
A cesta de bebidas é uma das mais favorecidas devido ao carnaval. Na sequência estão a água mineral, 13,1%, suco, 12,1%, espumante, 12%, e energéticos, 11%.
O estudo revelou também que o sorvete e o queijo são os itens com maiores expectativas de crescimento de vendas, com respectivas altas esperadas de 11,9% e 11,8%.
Entram nessa lista os iogurtes e a massa instantânea, ambos com previsão de crescimento de 9,9%. Os pratos prontos 7,7% e as sobremesas prontas gelificadas, 6,7% são outros destaques.
Outra cesta analisada foi de higiene e beleza que ganha bastante força nessa época. A principal aposta de crescimento está relacionada à categoria de protetor solar, cuja expectativa gravita em 14% seguido de perto pelos cremes depilatórios, 12,1%, e os repelentes, 11,5%.