Quer fazer aquela receita incrível com bacalhau, mas não sabe por onde começar o dessalgue?
Preparamos para você algumas dicas de como dessalgar o bacalhau e deixar ele no ponto certo para entrar na sua receita.
Agora.. se você ainda não garantiu seu bacalhau, corra agora pro Comercial Esperança que dá tempo de comprar e aproveitar as ofertas incríveis que preparamos para você!
Em primeiro lugar, retire o excesso de sal. Para isso, coloque o bacalhau, seja ele em postas ou desfiado, dentro de uma vasilha embaixo de um fio de água corrente por 10 minutos.
O processo de dessalgue deve continuar dentro da geladeira, mas não se preocupe, o peixe não exala cheiro quando está imerso em água gelada e ainda fica macio e consistente. Se for dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar cheiro forte, podendo até pré-cozinhar e estragar nos dias mais quentes.
O tempo de dessalgue depende do tamanho das postas. O ideal é trocar a água de 6 em 6 horas, deixando de 24 a 42 horas de molho, sempre com a pele virada para cima. Se o bacalhau estiver em lascas grandes, troque a água de 3 em 3 horas, durante 6 e 9 horas.
Lembre-se, o bacalhau em lascas dessalga muito rápido, dependendo do tamanho da lasca e da quantidade de água. Uma dica importante: se o bacalhau ficou mais salgado do que o esperado, deixe-o de 20 a 30 minutos de molho em leite fervente.
Dica para agilizar o Dessalgue
Se você não dispõe de no mínimo 24 horas para dessalgar um bacalhau, uma opção é colocar o bacalhau em postas em baixo de um fio de água corrente durante 12 horas. Se o tamanho das postas for menor, o tempo de dessalgue é mais rápido.
Você também pode levar o bacalhau ao fogo em uma panela com bastante água. E quando ela começar a ferver, acrescente entre 2 a 4 colheres de sopa de sal, variando conforme a quantidade de bacalhau. Assim que a água voltar a ferver, escorra e escalde a iguaria em água fria e torne a levar ao fogo com bastante água fria, agora sem sal, para dar uma nova fervura e não para cozinhar.
Blog reescrito com base na fonte:https://minhasaude.proteste.org.br/